A luz da lamparina tremia nas paredes do quarto de Quintus Calavius, Antonia ficou imóvel após Quintus a tê-la usado para satisfazer seus desejos sexuais e conter sua excitação sobre os eventos que ocorreram pela manhã, ela estava com uma expressão neutra, mas seus olhos observava atentamente Quintus com atenção.
—Um escravo, sem passado e nem família que luta como se tivesse nascido com uma espada na mão, os deuses finalmente sorriam para mim, ele poderia ser exatamente o que precisamos para impressionar o senador Cassius —murmurou Quintus dizendo para si, enquanto arrumava sua túnica.
Antonia arrumou, ajustando delicadamente suas veste:
—O novo gladiador, parece promissor, meu senhor —disse Antonia com uma voz suave, soando como uma boa escrava submissa.
Quintus então olhou rapidamente para Antonia:
—Sim, bem promissor de fato, derrotar três dos gladiadores veteranos em seu segundo dia… é inesperado, Marcus acredita, que ele pode estar pronto para uma exibição pública em algumas semanas.
Ele então caminhou até janela que dava vista para o pátio de treinamento, onde os grupos de gladiadores, estavam treinando.
—Um crescimento rápido, alguns podem questionar o seu favoritismo —observou Antonia, enquanto se movia de forma silenciosa para servir vinho em uma taça decorada de prata.
Quintus então pegou a taça oferecida enquanto dizia:
—Favoritismo? é apenas reconhecimento de talento, o ludus existe para gerar lucros, e gladiadores talentosos geram lucros, além disso, prazo está quase próximo, o Senador Cassius, vai estar presente aqui em menos de dois meses, para o jogo de celebração, e eu prometi mostrar um espetáculo extraordinário.
Antonia então assentiu:
—Sim, o senhor mencionou isso, um combate especial para impressionar o senador e seus convidados influentes, mas Tiberius não ficará satisfeito ao saber que um recém-chegado, está se tornando a atração principal tomando o seu lugar tão rapidamente, ele considera sua posição como um campeão invicto.
A expressão de irritação no rosto de Quintus era clara:
—Tiberius, serve ao seu propósito como gladiador, assim como todos os outros aqui, sua satisfação não tem valor algum para mim.
—Certamente, meu senhor, eu estava apenas considerando antecipar de forma prudente possíveis… problemas, e Tiberius também tem seguidores leais entre os veteranos, e também tem Varro, que parecia descontente com a demonstração que ocorreu nessa manhã.
Quintus franziu suas sobrancelhas, enquanto a encarava:
—Você observa demais mulher.
—Apenas para servi-lo da melhor maneira dominus, afinal, certos problemas se não cuidados pode se transformarem em algo maior. —Antonia disse enquanto baixava sua cabeça de forma submissa.
Quintus pensou enquanto olhava para a mulher, antes de acenar para que ela se retirasse:
—Varro é apenas um guarda, sua opinião não importa.
—Como o senhor diz, devo informar a Livia sobre a mudança nas rações do novo gladiador?
—Sim sim, fale para Livia preparar uma comida de qualidade superior, e diga a Marcus que quero relatórios diários sobre seu progresso. —Quintus, estava distraído mentalmente, enquanto pensava o potencial de lucro que seu novo investimento poderia gerar.
—Como desejar dominus, seria prudente investigar mais sobre o passado desse homem, meu senhor? Um gladiador assim deve ter um passado que possa ser do seu interesse —comentou Antonia enquanto seguia em direção à porta.
Quintus então fez um gesto claro de impaciência.
—O que importa o seu passado? Ele é minha propriedade agora, se tiver dívidas ou inimigos, não é de nossa preocupação.
Antonia inclinou sua cabeça enquanto concordava com a reposta de Quintus, enquanto seguia em direção ao corredor externo quando estava longe dos olhos de seu dominus, um sorriso calculista se formou em seus lábios.
Quintus, como muitos homens que possuem poder, sofria de uma cegueira em comum, ele era incapaz de enxergar aqueles que julgava inferiores, como pessoas que possuíam vontade e inteligência próprias, para ele Antonia era apenas um escravo para satisfazer seus desejos sexuais, e uma serva que realizava pequenas tarefas, ele jamais iria considerar que a mulher que aquece sua cama, poderia ter suas próprias ambições, ou que seus ouvidos registravam segredos importantes, após o término de sua relação sexual.
Enquanto caminhava em direção à cozinha, Antonia organizava as informações sobre esse novo gladiador Lucius Mordus, seu pequeno destaque, poderia representar uma variável que alterava o equilíbrio estabelecido em seus planos.
Na cozinha, encontrou Livia preparando o almoço dos gladiadores, uma papa composta por grãos, legumes e pequenos pedaços de carne.
—Livia, Quintus ordenou que altere a ração do novo gladiador para aquelas de melhor qualidade.
A cozinheira idosa, com mãos enrugadas que nunca parava de trabalhar, mesmo enquanto conversava ergueu a sobrancelha:
—Já ouvi sobre o ocorrido dessa manhã, três dos veteranos foram derrotados é verdade? Ou é apenas um boato.
—É verdade, pelo que fiquei sabendo, uma habilidade fora do comum para alguém, que supostamente foi encontrado como louco e fraco sem nenhum tipo de treinamento —Antonia confirmou, enquanto se aproximava, para ajudá-la a cortar alguns legumes, um gesto de humildade que ajudava a manter uma certa influência com a cozinheira.
Livia Bufou com uma expressão cética:
—Homens, não nascem sabendo empunhar espadas de uma hora para outra, com certeza ele deve ter um passado, mas apenas não deseja compartilhar.
—Eu estava pensando o mesmo, você ouviu algo dos guardas? Já que eles observaram sua chegada —disse Antonia que cortava rapidamente os legumes, com uma voz baixa para não ser ouvida pelos assistentes de cozinha.
A velha cozinheira olhou rapidamente ao redor, para verificar se não estavam sendo observadas antes de responder:
—Varro trouxe ele pessoalmente, ele foi encontrado vagando nos campos a leste da cidade, delirando e falando em línguas estranhas, mas Demetrius, que estava junto, disse que o homem não parecia estar confuso.
—E sua condição física? —Antonia questionou
—É ai que é a parte estranha, apesar do homem estar perdido e confuso, não mostrava sinal de desnutrição, ele parecia muito limpo e forte para um vagabundo, Servius que o examinou, ficou curioso com algumas de suas cicatrizes, umas de combate. —Continuou Livia
—Estranho de fato, vou manter meus olhos e ouvidos atentos se descobrir algo mais… —Antonia finalizou sua tarefa, enquanto limpava a faca antes de devolvê-la.
—Como sempre, as nossas conversas é uma das partes mais interessantes dos meus dias —Livia então sorriu educadamente.
Antonia então retribuiu com um sorriso antes de sair:
—Devo visitar Servius, agora Quintus deseja um relatório completo sobre a condição do novo gladiador.
Enquanto atravessava, o pátio em direção ao pequeno edifício da enfermaria, Antonia notou que Macro, o gladiador derrotado por Lucius, conversava com dois outros veteranos, seus gestos indicavam claramente hostilidade, Varro, o chefe dos guardas, estava observando de um ponto, alto seu olhar estava fixo no grupo onde Lucius estava treinando com supervisão de Drusus, e o mais interessante, Tiberius o campeão invicto que assistia à distância com uma expressão indecifrável.
Vinte anos servindo na vigésima Legião antes que uma ferida no joelho acabasse com sua carreira, havia aprendido o valor de uma observação paciente, como chefe de segurança do Ludus de Quintus ele aplicava esse aprendizado diariamente.
Seu foco atualmente era o novo gladiador, Lucius Mordus que praticamente havia surgido do nada e mostrou habilidades, que contradiz sua "amnésia", Varro era o tipo de pessoa, que não acredita em meras coincidências sobre homens "esqueciam" seus passados.
—Senhor, os novos suprimentos de armas chegaram, preciso de sua permissão —A voz de Flaccus, o segundo em comando, interrompeu seus pensamentos.
Varro disse enquanto seu olhar continuava focado no pátio de treinamento.
—Deixe os documentos, em minha mesa vou verificar mais tarde.
Flaccus hesitou em perguntar, enquanto olhava na direção do olhar de Varro:
—O novo gladiador é de alguma preocupação?
—Preocupação não, mas há algo estranho, diga-me o você acha dele? —Varro virou-se em direção a Flaccus.
O guarda, contemplou por um momento antes de dizer:
—Ele parece habilidoso de mais, para um simples novato, e muito consciente para alguém que foi considerado um louco, mas não acredito que ele seja uma ameaça.
—Não?, um homem que não tem um passado conhecido, com treinamento militar, e aparece de forma misteriosa próximo a um ludos, onde um senador importante vai comparecer em alguns meses, não enxerga nada de estranho nisso? —Varro falou enquanto franzia sua sobrancelha.
Flaccus respondeu enquanto pensava sobre essa questão:
—Se colocarmos dessa forma, faz sentido, acha que ele poderia ser uma pessoa contratada por um dos rivais políticos do senador Cassius?
—Há uma possibilidade a qual não devemos descartar —Varro então retornou sua atenção ao pátio, onde Lucius estava treinando, contra dois oponentes de forma simultânea.
—Veja a sua técnica e seus movimentos, não é do tipo normal de um gladiador ou mesmo os legionários normais que vi quando fazia parte da legião, parece mais organizado, já vi algo parecido uma vez durante minha passagem pelo leste, existiam homens treinados especificamente para missões de assassinato.
Flaccus, parecia preocupado após Varro levantar dúvidas sobre essas questões:
—Devemos alertar Quintus?
Varro então considerou a questão cuidadosamente:
—Ainda não, Quintus está eufórico com o potencial de lucro do seu novo gladiador, ele não iria aceitar, qualquer tipo de suspeita sem uma prova concreta, por enquanto vamos apenas observar e reforçamos a proteção quando o Senador estiver presente, vamos iniciar nossa própria investigação de forma discreta.
—Entendido, envio alguns homens para monitorá-lo? —Flaccus assentiu, entendendo a gravidade da situação
—Sim, mas com uma troca constante de guardas e nunca os mesmos, quero saber cada conversa e cada detalhe desse novo gladiador enquanto ele estiver no ludus, em meu baú uma bolsa com alguns denários, use-os para ver se conseguimos obter informações dos comerciantes que visitam regularmente a cidade, e se houve rumores de assassinos procurados. —Varro então entregou uma pequena chave de bronze a Flaccus.
Após Flaccus se retirar para executar suas ordens, Varro permaneceu em seu posto, enquanto analisava a situação, sua percepção afiada por anos de serviço militar estava em alerta, um do que não se podia ignorar, uma aparição de um estranho habilidoso, logo quando a visita de um senador importante iria ocorrer daqui a alguns meses.
O único problema era o fascínio crescente de Quintus em seu novo escravo, o dominus era um homem prático, mas um dos seus defeitos, era sua própria ambição que nublava seu julgamento, quando havia uma oportunidade de conseguir prestígio ou fazer lucro.
"Marcus deve saber melhor," Varro pensou amargamente, o lanista era um homem cauteloso e bem preciso em suas avaliações, e o fato de apoiar a rápida ascensão de Lucius, já era algo fora do normal.
Enquanto pensava sobre essas questões, notou Antonia, a escrava pessoal de Quintus que caminhava em direção a enfermaria, Varro estreitou os olhos, se havia outra pessoa no ludus tão observadora e calculista quanto ele, era aquela mulher.
Muitos subestimavam Antonia, apenas a vendo apenas por sua beleza e como uma concubina, mas Varro a conhecia muito bem, durante 5 anos, desde que ganhou o posto de comando, começou a notar como as informações começavam circular por ela e como influenciava na tomada de decisões de Quintus.
"Outra pessoa a ser monitorada, se Antonia estava demonstrando interesse no novo gladiador, então isso deixa a situação ainda mais complexa."
Varro suspirou, a vida na Legião era mais simples, onde a hierarquia era clara e os objetivos diretos e definidos, aqui nesse ambiente cheio de ambições, a segurança era um conceito relativo.
Seu olhar então retornou para o foco em questão Lucius Mordus, que agora estava bebendo água após um treino intenso, seu rosto estava neutro, enquanto observava todos ao seu redor, os olhos de Lucius então subiram enquanto encontrava o olhar de Varro na torre de observação.
Não houve nenhuma reação, ou preocupação, apenas um olhar frio, logo em seguida Lucius retornou o seu foco para o seu treinamento.
Com aquele breve contato visual Varro confirmou tudo o que precisava saber, independente das intenções de Lucius, ele não era quem dizia ser.