Em seus momentos mais sombrios — que vêm cada vez com mais frequência agora — Clay diz que você nasceu depois que o mundo acabou. A "matéria" física ainda está por aí, mas o espírito que seu significado já está morto. Antes de sua Primeira Transformação, ele e seus companheiros viram a verdadeira natureza do óleo que agora se ergue vazio e abandonado acima de você, que sua forma física era apenas uma sombra de escuridão espiritual, uma faca apontada para o coração de Gaia. Ele e seus companheiros Garou destruíram seu espírito, deixando apenas esta casca. Mas agora Clay está consumido pela dor e pelo desespero, e você sabe que a verdade dele é tarde demais é apenas parcialmente verdade. O mundo espiritual está mutilado, e a Wyrm — o Inimigo, o princípio da ruína — é forte. Mas a Wyrm já é vitoriosa? Gaia está morta? É isso que você quer saber. E se você tiver que viajar por este mundo e outros para descobrir a verdade, é isso que você fará.
Ao contemplar o mundo espiritual, a Wyrm e o papel do seu Povo no sofrimento de Gaia, um cheiro estranho chama sua atenção. É o cavalo morto na neve. Às vezes, fomori — esse é o nome que você aprendeu para quando um Maldito possui uma pessoa ou animal —, às vezes os fomori apodrecem rapidamente após a morte, consumidos pela putrefação da Wyrm. Outras vezes, Scarper, companheiro de matilha de Clay, precisa enrolar o cadáver em um tapete e levá-lo para uma fazenda de porcos de sua ex-namorada. Isso é sempre um inconveniente. Mas, embora as presas deste cavalo tenham desaparecido e ele agora pareça um cavalo morto comum, a carne tem um cheiro... doce e forte. Como se ainda contivesse algum poder.
A Litânia — as leis do seu povo — diz para você não comer carne humana. Este monstro nunca foi humano, mas mesmo assim você hesita.